Embalagem com toque aveludado é opção para pet food da linha Guabi natural

Aguçar todos os sentidos dos consumidores é um dos grandes desafios das embalagens da atualidade. O consumidor quer mais do que proteção, conveniência e funcionalidade; ele espera que a embalagem ofereça uma experiência sensorial sempre que possível. E foi pensando nisso que a Guabi Nutrição Animal optou pelo filme de poliéster (PET) mate (sem brilho) soft touch (toque suave aveludado) da Terphane (http://www.terphane.com), líder em filmes PET (poliéster) na América Latina e um importante player global, para as embalagens da linha Pet Food Guabi Natural.

O lançamento aconteceu no 1º semestre deste ano e já vem conquistando os consumidores não apenas pelo toque aveludado como também pela grande atratividade no PDV. Segundo Célia Freitas, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Terphane, a solução soft touch usada na camada externa da embalagem também garante resistência térmica na área de solda e barreira a gases e gorduras, importantes para esse produto. “A embalagem ajudou ainda a posicionar o produto numa categoria premium, justamente pelo aspecto mate e soft touch que garantem uma maior qualidade de impressão e destaque para as informações devido ao maior contraste, nitidez e alta definição das imagens.”

Outro grande diferencial está no “toque”, ou seja, na percepção sensorial; é sabido que o tato remete à memória afetiva. “Assim, o filme soft touch é uma solução inovadora para um mercado tão competitivo como o de pet food, onde se busca diferenciação no PDV e proteção ao produto”, completa Célia. A arte da embalagem também ganha destaque pela sofisticação do aspecto fosco. Pesquisas indicam que os consumidores associam as embalagens com acabamento fosco à produtos premium, mais saudáveis e mais sustentáveis. Além disso, a face fosca garante maior contraste, facilitando a leitura das informações impressas na embalagem.

Jucenei Donizetti Pereira, da área de Engenharia Industrial da Canguru, convertedora da embalagem da Guabi, completa salientando que a apresentação diferenciada na gôndola é o grande diferencial da nova embalagem por trazer ainda mais notoriedade à marca. “O resultado final foi tão positivo que já avaliamos utilizar os filmes soft touch da Terphane em outros projetos, onde se espera um efeito diferenciado e atratividade na gôndola.” O sucesso de posicionamento no mercado foi coroado com o troféu Prata no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira na categoria “Mercado – Produtos em Geral’.

Vale lembrar que o uso deste filme na categoria pet food é inovador e inédito no Brasil; nos EUA o material já é vendido com sucesso para esta e outras aplicações. “O interessante desse conceito é realmente a sensação do toque aveludado; o tato pode remeter a uma memória afetiva, dependendo do produto e de sua aplicação. No caso da Guabi Natural, o aspecto mate aveludado remete ao pelo do cachorro. Quando este mesmo material de embalagem é utilizado em um sabonete líquido com aroma de rosas, por exemplo, a sensação do toque aveludado remete às pétalas”, finaliza André Gani, diretor de Vendas & Marketing da Terphane.

Fonte: LDB Comunicação