3 de maio de 2019

A Bemis, uma das maiores fabricantes de embalagens do mundo, acaba de dar mais um passo em direção ao futuro do desenvolvimento de embalagens. Hoje, a empresa anuncia a inauguração do Inova Bemis, o primeiro Centro de Inovação da Bemis fora dos Estados Unidos.

Com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões em um espaço de cerca de 200 m², instalado dentro da unidade de Mauá. “O Inova Bemis surge com o propósito de fomentar a inovação na indústria de embalagens, de maneira a acelerar o desenvolvimento colaborativo de novos produtos e de soluções em embalagens sustentáveis, criando uma experiência única com nossos clientes e com consumidores finais”, afirma Luiz Henrique Duarte, diretor de Marketing e Inovação da Bemis para a América Latina.

O espaço Inova Bemis terá uma equipe formada por técnicos e pesquisadores das mais diferentes áreas de engenharia, além de contar com profissionais de design e de marketing, a fim de estimular a criatividade e a troca de experiências.

Logo na entrada, os visitantes terão acesso ao portfólio da Bemis e conhecerão as soluções diferenciadas e premiadas que foram desenvolvidas mundo afora. O Centro de Inovação dispõe de um laboratório para desenvolvimento de protótipos que suportará o processo de criação realizado colaborativamente com o cliente, permitindo a visualização dos conceitos.

O local também recebeu equipamentos analíticos, que darão agilidade ao desenvolvimento desses novos conceitos de embalagem. Além disso, o espaço trará tecnologias de protótipos virtuais e de realidade aumentada, que possibilitarão simular como seria a disposição dos produtos no ponto de venda e que permitirão a interatividade do consumidor final com a embalagem.

 

Para vários mercados

O projeto do Inova Bemis foi desenvolvido internamente pela equipe de Pesquisa de Desenvolvimento (R&D), inspirado no Centro de Inovação Global da empresa, localizado em Neenah, nos Estados Unidos, de forma a atender todos os mercados de atuação da Bemis, levando em consideração particularidades importantes da região e das indústrias de bens de consumo.

Um exemplo é o mercado de alimentos, que tem grande representatividade nos negócios da empresa. O novo espaço conta com uma estação de cozinha para experimentações e para testes para possibilitar que clientes examinem embalagens já desenvolvidas e verifiquem a aplicabilidade em seu produto no dia a dia dos consumidores. Já, para empresas de higiene e beleza, foram disponibilizados equipamentos específicos que alavancarão as inovações.

“Com essa infraestrutura, a Bemis poderá dar todo suporte aos clientes, desde a concepção de ideias até estratégias go-to-market. Vamos auxiliá-los a desenvolver soluções que atendam às demandas e que ofereçam a melhor experiência para o consumidor final. Dessa forma, pensamos em um espaço inspirador e, ao mesmo tempo, analítico. Assim, transformaremos o modo de prototipagem, envase e de desenvolvimento”, explica Ludmila Fidale, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Bemis Latin America.

 

Desenvolvimento e sustentabilidade

Nos últimos tempos, a crise econômica elevou a demanda por sustentabilidade nos processos, e, segundo estudo realizado pelo Instituto Akatu, 40% da população brasileira procura comprar produtos que protejam ou que causem o menor impacto possível ao meio ambiente. Sendo assim, um de destaque é o fato de o Inova Bemis estar na vanguarda da arquitetura sustentável.

A arquitetura do espaço aproveita a flora da área e explora a iluminação natural. “A companhia vem se modernizando de forma acelerada nos últimos anos e, agora, dá um novo passo para o futuro, com novas tecnologias e recursos que nos ajudarão a melhorar a vida das pessoas por meio de inovações sustentáveis”, diz Ludmila.

 

Fonte: Ketchum