Avery Dennison transforma resíduos de sua produção em papel toalha usado na empresa

Tomando como base os preceitos da Economia Circular – redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, visando criar novos fluxos circulares para esses insumos – a multinacional americana Avery Dennison, especializada em materiais para rótulos e comunicação visual, tem como meta de Sustentabilidade reutilizar, reaproveitar e reciclar 75% dos resíduos gerados em sua cadeia de autoadesivos, até 2025.

Como parte de suas iniciativas para o alcance desta meta, a companhia, em parceria com a Rever Polpel, desenvolveu um projeto para transformar seus resíduos de liner papel em polpa celulósica, que é usada como matéria-prima para a produção do papel toalha utilizado em toda a sua planta no Brasil (cerca de 3,8 toneladas de papel toalha por ano).

A iniciativa está integrada a outro projeto desenvolvido localmente pela empresa, para a coleta seletiva de resíduos de sua cadeia de autoadesivos. Nos convertedores – clientes da Avery Dennison, onde os rótulos de produtos são impressos e também nos clientes finais – aquelas indústrias que envasam e rotulam suas embalagens. O chamado Programa Circular está sendo oferecido para garantir que os resíduos gerados nestas produções possam ser coletados, de forma correta, encaminhados à Polpel para reciclagem e tratamento do liner, e envio da polpa celulósica para a Rever Polpel, que posteriormente faz a comercialização dos produtos reciclados, fechando assim, o ciclo da logística reversa.

“Pensamos a Sustentabilidade de forma 360º. Não adianta apenas dar a destinação correta aos resíduos gerados pela empresa e sua cadeia. É preciso reutilizar aquilo que for possível, resignificar, dar a esse material uma nova utilidade, pensando de forma circular, assim como acontece, naturalmente, em nosso ecossistema”, afirma Cecilia Mazza, líder de Sustentabilidade da Avery Dennison América Latina. “A economia circular é um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento econômico e o aumento no consumo de recursos, relação tida por muitos ainda como inexorável”, completa Cecilia.

Metas de Sustentabilidade até 2025

Entre as metas de Sustentabilidade estabelecidas pela Avery Dennison globalmente até 2025, estão:

• Produtos e Soluções: 70% dos produtos que vendem atenderão aos seus princípios de sustentabilidade, ou permitirão que seus produtos finais atendam.
  • Papel: Obterão papéis 100% certificados, dos quais, 70% serão certificados pelo FSC® (Forest Stewardship Council®).
  • Filmes: 70% dos filmes comprados atenderão seus princípios de sustentabilidade, baseados no “The Natural Step”, que oferece uma estrutura baseada em ciência para uma sociedade sustentável.
  • Produtos Químicos: 70% dos químicos comprados atenderão seus princípios de sustentabilidade, baseados no “The Natural Step”, que oferece uma estrutura baseada em ciência para uma sociedade sustentável.
  • Emissão de Gases do Efeito Estufa: Reduzir as emissões absolutas de gases do efeito estufa em 3% ao ano.
  • Resíduos: 95% das operações não utilizarão aterros sanitários, com 75% dos resíduos sendo redirecionados para outras finalidades, e ajudar os clientes a reduzir os resíduos dos produtos em até 70%.
  • Pessoas: Manter a segurança de classe mundial, as pontuações de engajamento e cultivar uma força de trabalho diversificada, com 40% dos postos de liderança preenchidos por mulheres.
  • Transparência: compromisso público com a transparência ao relatar os progressos.

Fonte: AtitudeCom Estratégia em Comunicação