Close

Alpha Clicheria lança inovadora retícula de alta definição para flexografia

A Alpha Clicheria, uma das mais importantes e representativas empresas de pré-impressão, clicherias e soluções flexográficas do país, adquiriu a inovadora retícula de alta definição “Bellissima DMS”, da empresa Hamillroad para implantação no mercado flexográfico brasileiro.

 

Bellissima (italiano para o mais belo) DMS é a retícula digital modulada por frequência

para flexografia, da inglesa Hamillroad e apresentada pela Alpha Clicheria ao mercado

brasileiro. A Bellissima oferece um nível anteriormente inatingível de reprodução de

imagem impressa para flexografia. Rivalizando com a qualidade da impressão

tipicamente associada ao offset e rotogravura, a retícula Bellissima DMS está desafiando o futuro para embalagens flexíveis e rótulos.

 

“Somos a primeira empresa no Brasil a lançar a Bellissima com exclusividade, e, na

primeira vez que ela foi impressa, percebemos que esse será o ponto de inflexão que

mudará para melhor a indústria flexográfica brasileira”, comenta Fabiano Momesso,

executivo da Alpha Clicheria.

 

Fabiano acrescenta: “Nós nos alinhamos com as empresas internacionais que estão

comprometidas em fornecer a seus clientes, marcas e convertedores, as melhores

tecnologias flexográficas. O investimento nessas novas tecnologias tem sido uma parte

essencial do nosso sucesso. A nova retícula flexográfica “Bellissima”, é extremamente

interessante para o mercado brasileiro. Nosso objetivo é fornecer o mais alto nível de

qualidade aos nossos clientes e agregar valor ao mercado de embalagens flexíveis, com

a implantação desta inovação.”

 

Para maximizar o sucesso de todos, a implantação da retícula Bellissima envolve a

expertise de pré-impressão da Alpha Clicheria e o uso de anilox Apex GTT.

“Estamos muito otimistas quanto aos resultados que alcançamos até agora”, comenta

Fabiano.

 

Bellissima DMS

É uma tecnologia de formação de retículas em tom contínuo, sem as famosas “rosetas”. Os pontos são modulados por frequência, causando aparência de impressão digital. A retícula Bellissima utiliza tecnologia inovadora que combina as melhores características das retículas AM, FM e CS, evitando suas limitações e problemas.

 

Aumenta consideravelmente a qualidade e a estabilidade do trabalho de flexografia.

Usando a retícula Bellissima, a impressão terá uma qualidade de imagem inigualável,

com aparência visual equivalente a 150 lpc, sendo fácil de imprimir e controlar na

impressora, pois caso haja um desvio de registro não causará impacto na produção.

 

A retícula fornece tons lisos e planos e impressões livres de moiré. As sombras

desvanecem suavemente para nada, com pontos impressos tão baixos quanto 1% e

pontos de sombra até 99,5%.

 

Trabalhando em resolução de gravação a 4.000 dpi, a retícula patenteada inclui recursos como opções de padronização de superfície sólida de 100% e proteção sólida de objetos.

 

A nova retícula Bellissima proporciona economia de tinta, que pode ser configurada pelo software baseado em GCR, cuja função é realizar um melhor aproveitamento da separação de cores que causará impacto na economia de tinta.

O desenho da tecnologia foi elaborado pensando também na melhoria do impacto

causado no conjunto de impressão. Em geral a retícula elimina ou ameniza esse impacto, podendo aumentar ou manter a velocidade da impressão.

A Bellissima melhora a eficiência da produção e utiliza o equipamento de impressão existente no convertedor, com a adequação de uso dos anilox GTT da Apex.

 

Bellissima DMS recebe o Prêmio de Inovação Tecnológica de 2018 da FTA

Através da Hamillroad Software a retícula Bellissima DMS (Digital Modulated Screening) para flexografia foi reconhecida com o prestigiado Prêmio de Inovação Técnica 2018 da Associação Técnica Flexográfica (FTA), a maior celebração do mercado flexográfico.

 

Este prêmio reconhece e celebra as incríveis conquistas que contribuíram para o

crescimento da indústria flexográfica e têm potencial para melhorar o futuro da

flexografia. O banquete de premiação de gala foi realizado no Fórum Anual da FTA em

6 de maio de 2018, em Indianapolis, Indiana, EUA.

 

Benefícios da retícula Belissima

*Fácil para imprimir e controlar na impressora

*Impressão de qualquer tipo de trabalho

*Qualidade de imagem inigualável

*Aparência visual equivalente a 150 lpc

*Pontos de altas luzes abaixo de 1%

*Eliminação do moiré e da roseta

 

Modulação digital

A retícula modula digitalmente cada pixel produzido, controlando com precisão os pontos em cada separação, enquanto sua “roseta estocástica” entrelaça as telas nas separações para eliminar o ruído e o efeito moiré. Além disso, a roseta estocástica maximiza a área de tinta sobre o papel e minimiza a quantidade de tinta sobre tinta, para expandir a gama de cores disponível e, ao mesmo tempo, eliminar as alterações de cores devido a um registro incorreto.

 

A retícula analisa cada pixel para garantir que nenhum ponto seja pequeno demais para gravar ou imprimir, mas não é grande o suficiente para ser visível. Os pontos são criados de maneira cuidadosamente controlada, para garantir que os detalhes sejam colocados exatamente onde são necessários, além dos degradées serem suaves. O resultado é uma qualidade de impressão, principalmente em substratos flexíveis, anteriormente inatingíveis.

 

Cada tela usa um tamanho de ponto, uma forma e espaçamento ligeiramente diferente em cada cor, o que garante que eles não interfiram uns com os outros e que não haja nenhum choque de ângulo ou moiré entre os pontos nas diferentes cores. Isso também permite que os pontos em uma cor entrem em contato com os pontos em outra cor, produzindo o que chamamos de “roseta estocástica”.

 

As principais características do digital modulated screening (DMS) são o tamanho dos pontos, ou o mais importante, o tamanho das lacunas entre os pontos que são precisamente controlados em cada cor e que, por sua vez, são vinculados à tecnologia de placa específica, rolos anilox e impressora, para produzir um resultado controlado com precisão.

 

Anilox

O objetivo com a retícula Bellissima é fornecer uma solução controlada e previsível que apresenta todos os benefícios ao processo de impressão. Levando em conta o exposto, o fornecedor do software recomenda os rolos anilox Apex GTT, por algumas razões técnicas já testadas pelo  Desenvolvedor de Bellissima.

 

Dupla face

Em geral, aconselha-se o uso de dupla face média-média. Se uma impressora estiver usando uma placa mais dura, ela provavelmente usará uma fita ligeiramente mais resistente, mais adequada para a placa. Nesse caso, recomenda-se o uso de uma fita um pouco mais macia. Uma fita mais macia ajudará a amortecer os pontos de impacto e, assim, permitir que um maior alcance de pontos seja reproduzido na impressão. Portanto, vale a pena executar alguns testes com uma fita média-baixa padrão e, em seguida, algumas fitas diferentes de cada lado.

 

Sobre a Alpha Clicheria

No mercado desde 1999, a Alpha Clicheria é especializada em tecnologias, inovações e conhecimentos sobre pré-impressão e impressão flexográfica. Sendo uma das mais importantes e representativas companhias do segmento, com mais de 160 funcionários, filiais em quatro Estados e atuação em todo o território nacional, a companhia disponibiliza ao mercado completa gama de serviços como a inovadora retícula Bellissima, Gestão de Embalagens, sistemas Kodak NX, Esko HD Flexo, Gama Expandida Alpha Gamut Plus, provas de cores Oris e GMG, além do trabalho de Clicheria In House, que desenvolve uma estrutura de clicheria dentro do cliente, com operação própria.

 

Contato: Alpha Clicheria

Alameda Itatinga, 1471, Joapiranga, Valinhos/SP

Fone +55 19 3869.5943 • email vendas@alphaclicheria.com.br

www.linkedin.com/company/alpha-clicheria

 

Sobre a Hamillroad

A Hamillroad, sediada em Cambridge na Inglaterra, é uma fornecedora global de soluções de software para a indústria de pré-impressão. Suas soluções ajudam os clientes a economizar tempo e dinheiro durante todos os estágios do processo de impressão, além de melhorar a fidelidade da imagem impressa. Fornece as tecnologias de reticulagem incomparáveis para impressão litográfica (Auraia DMS) e flexográfica (Bellissima DMS). Para mais informações sobre a Hamillroad e seus produtos, visite www.hamillroad.com.

Fonte: Alpha Clicheria