Close

Akatu e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançam vídeo sobre as Diretrizes para o Fornecimento de Informações sobre a Sustentabilidade dos Produtos

Fornecer informações sobre a sustentabilidade dos produtos e serviços é um desafio para muitas empresas e organizações. A fim de auxiliá-las a realizar uma comunicação mais eficaz e confiável junto aos consumidores, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Instituto Akatu lançam um vídeo de apresentação das Diretrizes para o Fornecimento de Informações sobre a Sustentabilidade dos Produtos .
As Diretrizes são uma orientação global para a realização de alegações efetivas de atributos ambientais, sociais e econômicos com o objetivo de viabilizar o empoderamento dos consumidores e contribuir para que façam escolhas de consumo com melhor impacto. Elas são um produto do Programa de Informação ao Consumidor (CI-SCP) da One Planet Network, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pelo International Trade Center em 2017.
O vídeo apresenta de forma simples e a partir de exemplos os dez princípios que compõem as Diretrizes. Os cinco primeiros, chamados Fundamentais, são os passos iniciais para o fornecimento de informações claras e confiáveis sobre atributos de sustentabilidade. Os outros cinco, os Aspiracionais, são passos complementares para desenvolver uma comunicação cada vez mais eficaz e capaz de sensibilizar os consumidores para a importância de fazer escolhas mais sustentáveis.
Os princípios das Diretrizes podem ser aplicados a qualquer tipo de produto ou serviço e em diferentes meios de comunicação, tais como rótulo, site, redes sociais e campanhas.
“O CI-SCP atua como uma plataforma global para fomentar o fornecimento de informações de qualidade sobre produtos e serviços e promover estratégias eficazes para mobilizar os consumidores para um consumo mais sustentável. Embora a demanda por produtos sustentáveis esteja crescendo, muitas vezes os consumidores ainda não possuem informações suficientes para fazer melhores escolhas. As Diretrizes são uma poderosa ferramenta para o fornecimento de informações sobre a sustentabilidade dos produtos de forma confiável e eficaz”, afirma Nils Heuer, oficial de programa associado do CI-SCP.
“Estudos e pesquisas do Akatu mostram que o consumidor deseja melhorar seu bem-estar e diminuir o impacto negativo de suas escolhas de consumo. Para isso, ele precisa do apoio das empresas, precisa que elas disponibilizem informações sobre os atributos de sustentabilidade de seus produtos ou serviços. As Diretrizes apontam caminhos para aprimorar a comunicação entre marcas e consumidores”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.
Fornecer informações confiáveis e que orientem a tomada de decisão dos consumidores é crucial para as empresas ou organizações que desejam liderar e acelerar a transição rumo a políticas e práticas de Consumo e Produção Sustentáveis, cuja necessidade é reconhecida internacionalmente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por meio da meta 12.8 .
Assista ao vídeo aqui. Ele foi desenvolvido no âmbito do projeto ICI Advance SCP, com o apoio do BMU, com base em uma decisão do Parlamento da Alemanha.
O documento das Diretrizes para o Fornecimento de Informações sobre a Sustentabilidade dos Produtos está disponível no Hub de Informações de Sustentabilidade dos Produtos .
Fonte: In Press Porter Novelli