Close

Activas firma parceria com Fintech WEEL para oferecer capital de giro à sua carteira de clientes

A Activas, uma das maiores distribuidoras de resinas do país, acaba de firmar um acordo inédito com a startup financeira WEEL, primeira fintech que oferece capital de giro online para pequenas e médias empresas brasileiras por meio da antecipação de recebíveis.

Pelo acordo, a Activas passa a oferecer à sua carteira de clientes, formada por mais de 7 mil pequenos e médios transformadores de plástico, o acesso a uma modalidade rápida, digital e desburocratizada de obtenção de capital de giro. Caracterizada pela inexistência de dívidas e parcelas – uma vez que a operação simplesmente antecipa valores futuros – a antecipação é comumente utilizada no Brasil, tanto para equilibrar o fluxo de caixa como para disponibilizar recursos para investimentos na produção.

Os pequenos e médios transformadores enfrentam diversos desafios financeiros, como a volatilidade e reajustes inesperados nos preços das resinas. Isso se combina a um cenário de escassez de recursos financeiros externos e de constante exigência no alongamento de prazos de recebimento de mercadorias vendidas, que nos últimos anos têm saído dos tradicionais 28/35/42 dias para até 120  dias de prazo, o que afeta duramente seu fluxo de caixa.

“É inaceitável que uma das maiores indústrias do país ainda não possa contar com um parceiro financeiro que a ajude a crescer. A antecipação, para esses empresários, é a saída mais viável, uma vez que funciona como uma espécie de autofinanciamento. Essas empresas já têm capital disponível – apenas não entrou ainda na conta corrente”, avalia Simcha Neumark, CEO e fundador da WEEL.

Na modalidade financeira praticada pela WEEL, o gestor da empresa acessa diretamente a plataforma da fintech via web por meio de uma senha de segurança, ou através dos principais sistemas de gestão (ERPs) para PMEs do mercado, e registra as faturas que pretende antecipar em um formulário digital. As informações dos sacados e do emissor das faturas são checadas pela plataforma WEEL, que em questão de minutos disponibiliza as cotações das notas fiscais já aprovadas.

 

Dessa forma, o gestor pode estudar a proposta e decidir seu interesse sobre sua realização, sem nenhum custo. Diferentemente da avaliação de risco tradicional, em que só são consultados os registros de negativação do mercado, a tecnologia da WEEL analisa informações de mais de 15 mil pontos diferentes, incluindo cartórios, redes sociais etc.

A vantagem em relação ao procedimento tradicional de antecipação começa pelo prazo de obtenção de acesso ao capital, passando pela facilidade da operação (toda digital, sem a necessidade de envio de documentos físicos), e termina com as melhores tarifas praticadas no mercado. Enquanto uma operação de antecipação tradicional leva em média 48 horas para ser consolidada, podendo chegar até uma semana dependendo da operação, a WEEL garante o montante até mesmo no próprio dia da realização (dependendo do horário de solicitação). Além disso, seus algoritmos baseados em inteligência artificial e big data permitem precificar cada fatura de forma individualizada: quanto maior a solidez do sacado, menor o risco e, portanto, menor tarifa cobrada.

“Com essa parceria, a Activas criou um grande facilitador no relacionamento comercial com seus clientes. Já para a WEEL, é uma oportunidade incrível de ampliar o contato com empresas do setor, consolidando-se como sua parceira de crescimento”, acrescenta o CEO da WEEL.

Para saber mais e fazer uma simulação gratuita, acesse www.weel.com.br

 

Fonte: Press Consult