Close

A tradicional caipirinha é foco de inovação na Feira do Empreendedor

Cachaça, limão, açúcar e mais nada. Esta é a receita de sucesso, e inovadora, da Caipirinha Brunholi, que será um dos destaques do Boteco de Sucesso Sebrae, como exemplo de inovação durante a Feira do Empreendedor, que acontece em São Paulo, entre os dias 7 e 10 de abril, no Pavilhão de Exposições Anhembi.

Analisando a receita do produto, não é possível enxergar uma inovação. Afinal, caipirinha é isso mesmo: cachaça, limão e açúcar. Mas, ao lembrar de bebidas que chegaram ao mercado como caipirinhas industrializadas, que foram rejeitadas pelo paladar dos consumidores pelo sabor artificial, entendemos que a inovação não está ligada aos ingredientes, mas sim, ao processo desenvolvido pelo engenheiro químico e sócio da marca, Paulo Brunholi, para estabilizar o sabor.

“Tudo começou com a linha de licores fabricados em nosso complexo, o Villa Brunholi. Um deles era um licor de cachaça com limão. A semelhança com o sabor da caipirinha nos fez enxergar que era possível entregar ao mercado uma caipirinha pura, sem sabor artificial utilizando os ingredientes naturais”, conta o empresário.

O processo de desenvolvimento não foi simples, já que o limão oxida facilmente, e em poucos minutos é possível sentir o amargor. Mas a certeza de não recorrer ao sabor artificial da fruta moveu Paulo em uma imersão de testes, pesquisas e estudos para conquistar não apenas o sabor perfeito e equilibrado, mas também, uma cor clara, uma bebida transparente, que deixasse ao consumidor a certeza de ter em mãos uma caipirinha autêntica.

“O grande desafio para a produção da caipirinha foi a estabilização do limão, se você cortar um limão e demorar 40 minutos para fazer a caipirinha, já vai sentir o amargor. Conseguimos, por meio de muitos testes e estudos, um processo onde não há oxidação, sendo assim, ela continua sempre fresca, igual a caipirinha feita na hora”, finaliza Brunholi.

A Caipirinha Brunholi esteve presente no Carnaval de Salvador neste ano, e agora o público terá a oportunidade de conhecer o produto durante a Feira do Empreendedor. O Boteco de Sucesso funcionará todos os dias do evento, no mesmo horário da feira, das 10h às 21h, no Pavilhão de Exposições Anhembi, localizado na avenida Olavo Fontoura, 1029, São Paulo.

Fonte: Arebo