21 de outubro de 2020

A Braskem abriu as inscrições para a 8ª edição do Desafio de Design. Neste ano, a iniciativa será voltada aos profissionais da área de Design de Produtos. Eles serão desafiados a resolver problemáticas relacionadas a embalagens seguindo o conceito Design for Environment, que busca reduzir os impactos ambientais considerando todo seu ciclo de vida.
O desafio da edição será “encontrar soluções concretas e sustentáveis em embalagens”, para dois parceiros da Braskem: a BRF, multinacional do ramo alimentício detentora das marcas Sadia e Perdigão; e o Grupo Boticário, detentor das marcas de beleza O Boticário, Eudora, quem disse, Berenice?, BeautyBox, Multi-B, Vult e Beleza na Web. A ideia vencedora, avaliada de acordo com critérios pré-estabelecidos, receberá um prêmio de R$ 20 mil. Entre os critérios de avaliação das propostas estão a inovação, a viabilidade de implementação e o alinhamento com a ferramenta de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), aspectos fundamentais no desenvolvimento das soluções e que comprovarão a redução do impacto ambiental dos projetos apresentados.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, todas as etapas foram adaptadas para acontecerem em um ambiente 100% digital e on-line, o que possibilitará a participação de profissionais de todo o território nacional. Para se inscrever basta acessar o site link até 30 de outubro. Como pré-requisito, é necessário ser formado na área relacionada, entre os anos de 2015 e 2020. Após o período de inscrições, haverá um webinar, em que as empresas darão mais informações sobre o programa, no dia 11 de novembro.
“Acreditamos no Desafio de Design como ferramenta de aproximação com os ecossistemas acadêmicos, jovens profissionais e o mercado para o desenvolvimento de ideias inovadoras e de impacto social e ambiental na fase inicial do ciclo produtivo – o Design. Por meio do programa, os participantes, nossos clientes e parceiros possuem a efetiva oportunidade de implementar o conceito de economia circular desde a concepção das embalagens”, avalia Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul.
“O Grupo Boticário é uma empresa que investe e acredita na inovação como o único caminho sustentável para o negócio e para o mundo. Por isso, fazemos questão de participar de iniciativas como o Desafio de Design da Braskem”, afirma Paulo Roseiro, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.
A programação desta edição obedecerá ao seguinte calendário:
Inscrições: até 30 de outubro (link de inscrição);
Divulgação dos selecionados: 05 de novembro (24 ao todo; 12 profissionais por hackathon).
• Desafio Grupo O Boticário
Pré-hackathon: 14 de novembro;
Hackathon: de 21, 22 e 23 de novembro.
• Desafio BRF
Pré-hackathon: 28 de novembro;
Hackathon: de 05, 06 e 07 de dezembro.
Fonte: CDN Comunicação