20 de março de 2018

Raramente lemos artigos sobre embalagens de transporte, porem neste campo há inúmeras possibilidades de ganharmos competitividade. Principalmente num país continental como o Brasil, com pontos de consumo e produção distantes.

A ARENA é a empresa líder nos mercados americano, canadense e mexicano.  Sistemas de transporte personalizados e reutilizáveis, como os fornecidos pela Arena, geram economias consideráveis dos custos de transportes e armazenamento intermediário de matérias primas ou produtos finais como pós, líquidos, géis e pastas. Além de garantir segurança dos funcionários e segurança alimentar  e a não contaminação de produtos quando for o caso.

Trata-se de containers plásticos desmontáveis com sacos grandes internos (bags ou liners) conhecidos no mercado internacional como IBC’s (Intermediate Bulks Containers)

Todos os aspectos na concepção, desenvolvimento e implementação de sistemas de embalagens de transporte reutilizáveis são considerados para se obter uma solução ótima para cada caso.  Através de design e engenharia integrados para materiais e fabricação, pode se focar em melhorar a eficiência e a sustentabilidade da embalagem, ao mesmo tempo que gerar redução de custo para todos os envolvidos.

Exemplo é a aliança estratégica formada entre a Arena e a GE Plastics, para o desenvolvimento de um termoplástico especial de alto desempenho que garante vida útil dos containers de 20 anos. Além disso, o material tem peso menor, de tal forma que conseguem ter containers de capacidade 25% maior (1250 litros contra os tradicionais de 1000 litros) e reduzir custo do frete, já que pesam apenas 79 kilos.

O sistema é desenhado para ser ergonômico, fácil e rápido de montar (apenas 20 segundos!). quando desmontados ficam compactados de forma que cabem mais de 180 containers para quando retornam vazios. Outra considerável economia de frete e espaço.

Os sacos internos ou bags ou liners são reconhecidos pelos profissionais de embalagens como os mais inovadores e fáceis de usar no mercado. Podem ser de diferentes materiais ou estruturas a fim de atender as necessidades dos clientes. Têm certificações e podem ser irradiados quando necessário ou aplicações específicas.

O sistema Arena Drop-In Cassette Liner Systems (modo especial de dobrar o bag com suporte de papelão ondulado)  reduz o tempo de montagem, eliminando a preparação extra, que consome mão-de-obra.

Uma das patentes da ARENA é uma bomba pneumática simples que facilita a remoção do produto no momento do esvaziamento. O que garante redução de perdas de material. O palete é integrado e as lanças de empilhadeira podem entrar por qualquer lado.

Os LINERS fornecidos pela Arena Products satisfazem as aprovações de agências apropriadas. Todos os requisitos do FDA são respeitados ​​e os bags acabados encontram os padrões Kosher, IMS (Interstate Milk Shipping) e USDA.

O Sistema de Gestão de Segurança Alimentar é certificado ISO22000: 2005 e cGMP e design são certificados para PAS223: 2011 para fabricação e fornecimento de embalagens de alimentos. Além disso, uma variedade de tamanhos de acessórios, estilos e cores podem ser encomendados para atender aos requisitos de cada empresa.

As aplicações destes IBCs vão desde alimentos (mel, açúcar, sucos, sorvetes, géis, polpas de frutas, cremes, leites, etc); produtos cosméticos (matérias primas, produtos para cabelo, perfumes, loções, etc) até insumos industriais como adesivos, tintas entre outros.

Ainda contam com serviço e infraestrutura de gerenciamento de ativos e logística para cada os produtos.

Combinar  inovação e serviço é realmente uma proposta de VANGUARDA que mostra que

 

EMBALAGEM MELHOR PROMOVE UM MUNDO MELHOR. SEMPRE!