26 de agosto de 2016

As ofertas de produtos da feira estavam muito alinha-das às novidades e tendências observadas nas grandes feiras mundiais do gênero, a maioria com grande apelo à saúde com produtos brindando saudabilidade, boa forma, músculos, corpos “sarados” e bronzeados.

Havia sucos e bebidas com novos ingredientes antienvelhecimento, outros para aumentar a imunidade ou melhorar a digestão ou o sono, entre tantas opções. A WOW, por exemplo, apresentou um suco à base de cranberry, fruta muito comum nos Estados Unidos. A Natural One apostou no lançamento de sucos à base de vegetais, como os europeus.
Empresas como Forno de Minas e Maricota ofereceram produtos como pão de queijo integral, gourmet e fit, alinhados às preocupações com bem-estar e bem-viver. A Flormel lançou propostas de embalagens de brigadeiros e de cranberries cobertos com chocolate em stand up pouchs com zíper, propiciando pequenos prazeres relacionados à conveniência.
A maior surpresa foram as variantes da nova preferida da vez: a tapioca. Eram muitas empresas lançando diversos produtos, de farofas a doces.
Uma proposta muito interessante foi a da linha Tapiocando, da Mani, do interior paulista, que trouxe barras de tapioca no mesmo formato de outras barras, fáceis de carregar e com vários sabores diferentes en-tre doces e salgados: saúde para levar na bolsa e comer a qualquer hora.

casa-mani-tapiocando-a-fome-barra-de-tapioca-com-morango-e-chocolate-1casa-mani-tapiocando-a-vida-1
Para o preparo doméstico, apresentaram embalagens de tapioca em porções unitárias, perfeitas para apenas uma “panqueca de tapioca”. Os cartuchos com design gráfico caprichado con-têm quatro pacotes unitários em embalagens flexíveis a vácuo. Dessa forma, permitem um ex-celente shelf life. Para famílias maiores há a opção de caixas com 24 pacotes de porções unitárias em embalagem flow pack, que também podem ser compradas separadamente.
O estande da empresa recebeu muitos visitantes interessados nas novas propostas. Assim, quem inova em produto e em- balagem sai na frente e vence!

E você o que achou sobre essas inovações da Tapioca?

*Assunta Napolitano Camilo: Diretora da FuturePack – Consultoria de Embalagens e do Instituto de Embalagens – Ensino & Pesquisa. Articulista, professora e palestrante internacional de embalagens. Recebeu diversos prêmios, entre eles o de Profissional do Ano e o de Melhor Embalagem do Ano. Coordenadora dos livros: Embalagens Flexíveis; Embalagens de Papelcartão; Guia de embalagens para produtos orgânicos; Embalagens: Design, Materiais, Processos, Máquinas & Sustentabilidade, entre outros. Diretora do Kit de Referências de Embalagens e da obra Better Packaging, Better World.